Readapte o seu negócio para uma nova realidade

Readapte o seu negócio para uma nova realidade

A pandemia Covid-19 obrigou à reinvenção do negócio da restauração e ao mesmo tempo levou à descoberta de um novo canal de vendas, pouco explorado até agora por muitos dos restaurantes que concentravam o seu negócio no serviço de sala, o take-away. 

Este novo canal, foi uma das soluções encontradas para atenuar os efeitos negativos provocados pelo encerramento do setor de restauração, mas tornou-se também uma oportunidade para fazer crescer os negócios, com um investimento muito inferior ao que seria necessário para aumentar o número de lugares nas salas de refeição. 

Se tem um restaurante, neste novo arranque do setor, com limitações de número de lugares, espaços e horários, continue a apostar no take-away e caso ainda não o faça adapte o seu negócio para o fazer, até porque pode ser uma tendência que veio para ficar.  

Os seus clientes, durante o último ano, adotaram novas rotinas e novos hábitos, e a forma como interagem com o sector da restauração pode ter sofrido alterações profundas que vão alterar os comportamentos de compra. Uma parte dos seus clientes, mesmo que pontualmente, podem passar a optar por fazer as suas refeições em casa, mas podem continuar a preferir as refeições que o seu restaurante pode ter para lhes vender. 

Prepare também o seu negócio para os meses mais quentes que serão propícios para a retoma do turismo, interno e externo.  

Deixamos aqui algumas dicas e sugestões para esta reabertura: 

– Faça a tradução do seu menu para outras línguas, nomeadamente para espanhol, devido à proximidade regional, francês, já a prever o retorno dos emigrantes, e para inglês por ser a língua mais entendida em todas as nacionalidades; 

– Se não tem esplanada, mas consegue criar um espaço para esse efeito, explore essa possibilidade e crie uma alternativa que alguns clientes vão valorizar e que podem considerar mais segura, por ser ao ar livre. Aproveite o facto de que, em Portugal, temos mais meses de sol do que chuva e poderá rentabilizar esse espaço durante vários meses, mesmo no Outono. Caso tenha pouco espaço para uma esplanada, pode aproveitar para colocar bancadas que permitam os clientes estarem em pé enquanto consomem uma bebida ou aproveitam para comer uns petiscos; 

– Utilize serviços de entrega próprios ou delivery para conseguir servir mais clientes. Caso ainda não tenha disponível este tipo de soluções, verifique na sua zona as opções que existem e colabore com os serviços que melhor se adaptam ao seu negócio. Se preferir, utilize um serviço próprio, por exemplo um estafeta em part-time; 

– No take-away crie opções de pratos do dia para não prejudicar o serviço da sala, controlar os custos de confeção e ao mesmo tempo garantir a qualidade das refeições que servir. Na seleção dos pratos do dia, lembre-se que os seus clientes vão à procura dos sabores que reconhecem e encontram no seu restaurante e não vão apenas procurar opções mais económicas; 

– Utilize os canais digitais para divulgar diariamente imagens apelativas dos pratos da sua ementa, do seu espaço, do seu take-away, dos seus funcionários, novidades e promoções que possam atrair clientes para o seu restaurante. Caso ainda não tenha canais digitais, este poderá ser o momento certo para os criar; 

– Inscreva o seu restaurante em diretórios especializados na área da hotelaria (por exemplo: TripAdvisor, Zomato, Yelp), desta forma qualquer cliente pode ficar a conhecer, ou obter mais informações sobre o seu espaço, antes de o visitar. E no final, ainda poderá avaliar a sua própria experiência, ajudando outros potenciais clientes a optarem pelo seu espaço. Preste atenção ao serviço e produtos que vai servir pois serão esses que vão influenciar positivamente ou negativamente a avaliação dos clientes; 

– Desenvolva menus para famílias, unidoses, opções de refeições mais saudáveis ou outras soluções que se adaptem ao seu negócio para garantir que tem os serviços e produtos que os seus clientes procuram; 

– Prepare ementas próprias para fornecer catering ajustado a pequenos eventos (por exemplo: aniversários, batizados, entre outros) que volta a ser possível realizar, apesar de continuarem reduzidos no número de participantes; 

– Continue a cumprir todas as medidas de segurança necessárias devido à Pandemia Covid-19 e divulgue-as aos seus clientes para que estas se sintam seguros quando visitarem o seu espaço comercial; 

Precisa de mais informações para dinamizar o seu negócio? A equipa Meigal está disponível para lhe prestar todo o apoio necessário, assim como as melhores soluções de produtos para o seu espaço comercial.  Entre em contato connosco através do seu comercial, da linha Meigal ou através dos nossos canais digitais.