Dicas para aproveitar os alimentos ao máximo no seu restaurante

Dicas para aproveitar os alimentos ao máximo no seu restaurante

É cada vez mais importante aproveitar os alimentos ao máximo no seu restaurante, seja por questões ambientais, seja para reduzir o desperdício alimentar ou até mesmo por questões económicas. Nesse sentido, vamos dar-lhe algumas dicas de como aproveitar os alimentos no seu restaurante.

As entradas podem surgir da máxima “aproveitar os alimentos”

Já experimentou aproveitar as cascas das batatas? Cascas fritas é uma opção de entrada que é cada vez mais incluída nas ementas dos restaurantes, sendo bastante apreciada pelos clientes. Também pode aproveitar as sobras das carnes de um cozido à portuguesa para recheio de rissóis. Ou as sobras do bacalhau para confeccionar pastéis de bacalhau.

Aproveite as carnes na totalidade no seu restaurante

Tem pratos de carne no seu estabelecimento? É possível aproveitar, ao máximo, este alimento, com zero desperdício. Fique com dois exemplos:

  • Frango: do frango assado, ao aproveitamento das sobras para uma canja, uma salada ou uma quiche, são várias as formas de aproveitar este alimento no seu restaurante.
  • Pato: pato assado ou um belo arroz de pato, são duas excelentes opções para fazer render este alimento.

Do bacalhau e do peixe também consegue fazer bons pratos

Uma ementa equilibrada em pratos de peixe e de carne é bastante importante para satisfazer as expetativas dos vários clientes que procuram o seu restaurante. O bacalhau, por exemplo, é versátil nas suas formas de confeção, existindo mais de mil e uma formas de o confecionar. Bacalhau no forno, bacalhau com natas, bacalhau à brás, salada de bacalhau, ou pastéis de bacalhau são apenas alguns exemplos.

Mas nem só de bacalhau deve viver a ementa do seu restaurante. Com as cabeças de peixe pode, por exemplo, fazer caldos (tal como com as carcaças do frango).

Venda as sobras a um preço mais económico

Se existem alimentos ou pratos que não consegue ou pode reaproveitar, experimente distribuí-los aos clientes a um preço mais económico. Existem aplicações criadas para diminuir o desperdício alimentar, através da venda destes produtos a um preço mais acessível. Por outro lado, pode criar uma campanha direta no seu restaurante. Porque não criar caixas com comida, que os clientes podem levantar depois da hora do jantar ou no dia a seguir de manhã, por um valor simbólico?

Na Meigal, somos líderes na distribuição de produtos alimentares frescos e congelados, para o seu restaurante. Entre em contacto connosco através da linha Meigal 210 100 11 ou envie-nos mensagem privada pelo facebook da Meigal e nós entraremos em contacto consigo.