PREPARE O SEU NEGÓCIO PARA A REABERTURA
PREPARE O SEU NEGÓCIO PARA A REABERTURA
A reabertura dos estabelecimentos de restauração, a partir do dia 18 de maio, apresenta-se como um grande desafio para os gerentes destes espaços. Existem muitas normas de segurança a cumprir e muitas incertezas sobre o comportamento dos consumidores.
A Meigal, tem consciência do desafio que todos vão enfrentar, mas acredita que, através da prevenção e adoção das medidas de segurança, vai ser possível que os clientes voltem a frequentar os estabelecimentos de restauração, permitindo assim caminhar para a normalização da atividade.
Agora, mais do que nunca, adote as medidas de higiene e segurança necessárias e mantenha o seu negócio a funcionar.
MEDIDAS DE HIGIENE E SEGURANÇA
Espaço
– Coloque, num local visível para os seus clientes, a capacidade máxima de pessoas/serviço do estabelecimento, para evitar descontentamentos caso não seja possível servir mais refeições;
– Com a aproximação do Verão e do bom tempo, caso disponha de áreas exteriores, canalize o maior número de clientes para esses espaços, cumprindo sempre a capacidade máxima de pessoas permitida;
– Coloque um dispensador com gel desinfetante na entrada do estabelecimento e utilize marcas no chão para limitar a distância de segurança entre clientes, tanto na zona de pagamentos/pedidos como na fila de espera no exterior do estabelecimento;
– As ementas devem ser substituídas por ementas de uso único, ementas plastificadas que podem ser desinfetadas após cada utilização ou até ementas disponíveis por QR Code;
– Renove frequentemente o ar nas áreas do restaurante, por exemplo através da abertura de portas e janelas;
– Nas instalações sanitárias permita a lavagem das mãos com água e sabão e secagem das mãos com toalhas de papel de uso único e as torneiras, se possível, deverão ser automáticas;
Colaboradores
Os seus colaboradores são o espelho do seu negócio e têm de transmitir segurança aos seus clientes, para tal devem cumprir todas as normas:
– Devem lavar frequentemente as mãos, utilizar máscara durante o período de trabalho e cumprir o distanciamento social recomendado;
– As fardas devem ser lavadas com maior frequência;
– Devem garantir a desinfeção, várias vezes por dia, de zonas com maior contato (maçanetas das portas, torneiras dos lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, entre outros) assim como as instalações sanitárias;
– Os terminais de pagamento automático e as ementas individuais também devem ser desinfetados após cada utilização;
– Sempre que possível, os pratos, os copos, os talheres e outros utensílios devem ser colocados nas mesas na presença do cliente que os vai utilizar, assegurando a sua higienização e acondicionamento;
Clientes
Sensibilize os seus clientes para respeitarem as regras do espaço, pois só desta forma vai conseguir garantir que continuará a trabalhar em segurança e manter os seus clientes também em segurança.
– Peça para não alterarem a organização das mesas e cadeiras, alguma alteração deverá ser feitas pelos seus colaboradores e respeitando sempre a distância de segurança;
– Solicite que desinfetem as mãos à entrada e que as lavem devidamente;
– Os clientes nos serviços de take-away devem utilizar máscaras;
– Incentive os seus clientes a reservarem mesa com antecedência, desta forma vai conseguir organizar melhor o espaço e ficará com uma previsão do número de refeições que irá servir;
– Crie menus, promoções e novas opções para incentivar o seu cliente a utilizar o serviço de take away;
– Altere os seus menus para doses individuais e disponibilize embalagens descartáveis para doses individuais, que o seu cliente comprar e comer em qualquer local, onde se sentir em maior segurança;
– Comunique aos seus clientes os cuidados que adotou para que se sintam em segurança no seu estabelecimento (por exemplo: através das redes sociais);
Cumpra e faça cumprir, para a segurança de todos.